O QUE FAZER EM PORTO ALEGRE

Porto Alegre possui atrações imperdíveis para seu momento de lazer e descanso. Confira abaixo os principais pontos turísticos para visitar na capital gaúcha. Clique em "como chegar" para saber a rota desde o Ritter Hotéis e em "conheça" para acessar o site da atração.
City Tour Linha Turismo
3,2 km      7 - 10 min

Travessa do Carmo, 84

O city tour Linha Turismo oferece uma maneira especial de descobrir e conhecer Porto Alegre. Ao embarcar nos ônibus de 4 metros de altura com o segundo andar aberto, o visitante terá oportunidade de ver a cidade de outro ângulo e conhecer informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.

Passeio Barco Cisne Branco
2,2 km      5 min

Av. Mauá, 1050

O Barco Cisne Branco é ícone da capital gaúcha. A melhor opção para conhecer o turismo fluvial de Porto Alegre.

Shopping Iguatemi
9,6 km      12 - 18 min

Av. João Wallig, 1800

O Shopping Iguatemi é um dos principais centros comerciais de Porto Alegre. Após a expansão concluída em 2016, o shopping conta com 373 lojas, 6salas de cinema, 11 restaurantes e 2 Praças de Alimentação com 1,6 mil lugares no total.

Barra Shopping Sul
9,5 km      12 - 16 min

Av. Diário de Notícias, 300

O Barra Shopping Sul possui mais de 200 lojas, além de 8 salas de cinema. O BarraShoppingSul possui o maior parque indoor da América latina, o MegaZone. Um centro gastronômico com seis restaurantes de diferentes especialidades, dispostos no formato de uma grande sacada, oferece vista panorâmica para o Guaíba. 
O centro de eventos com área de 3,3 mil m² e perfil multiuso pode ser utilizado para feiras, congressos, palestras e seminários, com entrada independente do shopping. 

Shopping Total
2,2 km      8 - 10 min

Av. Cristóvão Colombo, 545

Há apenas duas quadras do Ritter Hotéis fica o Shopping Total. Com mais de 500 lojas, excelentes restaurantes, cinemas e espaços de lazer, o Shopping Total surpreende com sua linda fachada.

Praia de Belas Shopping
5,2 km      10 - 14 min

Av. Praia de Belas, 1181

Um dos mais tradicionais shoppings de Porto Alegre, o Praia de Belas Shopping tem três andares, lojas, restaurantes, praça de alimentação e cinemas.

Rua Padre Chagas
3,6 km      8 - 12 min

R. Padre Chagas

A famosa Rua Padre Chagas, no coração do Bairro Moinhos de Vento, é o endereço certo para quem procura o melhor de Porto Alegre. Junto com as suas ruas transversais, há muitas opções de lojas, restaurantes, bares, cafés e opções para o happy hour. Alguns restaurantes como Paris 6, Dado Pub, Applebee's, Z Café, Thomas Pub e Dublin estão no badalado endereço.

Mercado Público
2,2 km      8 min

Largo Glênio Peres s/n

Um dos principais cartões postais de Porto Alegre, o Mercado Público comemora 146 anos de existência. Com suas paredes e bares centenários, o velho Mercado é um passeio na memória da história da cidade, com sua rica diversidade de cores, aromas e produtos, com aquele típico atendimento que só os mercados possuem.

Arena do Grêmio
6,6 km      8 - 10 min

Av. Padre Leopoldo Brentano, 110

A Arena do Grêmio, estádio do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, oferece um tour guiado imperdível para os fãs de futebol. 

O Arena do Grêmio Tour irá mostrar aos visitantes locais emblemáticos da Arena: gramado, banco de reservas, vestiários, zona mista, camarotes, cabines de imprensa e a sala de coletiva. As visitas guiadas trazem curiosidades sobre o complexo multiuso e histórias do Tricolor em uma experiência única e emocionante.

Estádio Beira-Rio
7,8 km      12 - 14 min

Av. Padre Cacique, 891

O Estádio Beira-Rio é a casa do time Sport Club Internacional.

Para os fanáticos por futebol, a Visita Colorada é um tour guiado pelo novo Estádio Beira-Rio que proporciona ao visitante a grande experiência de acessar os locais mais emblemáticos e cobiçados pela torcida colorada.

Você terá acesso aos Reservados, Camarotes, Tribuna de Honra, Saguão VIP, Cadeiras VIP, Zona Mista, Sala de Conferência, Vestiário Visitante, Túnel de Acesso ao Campo, Memorial do Fernandão e o Gramado.

Orla do Guaíba
3,0 km      6 min

Av. Pres. João Goulart

O Lago Guaíba é a mais forte expressão geográfica de Porto Alegre e marca da identidade paisagística da cidade. 

A orla fluvial soma 72 Km de extensão e é um dos espaços de lazer ao ar livre mais movimentado da cidade.

O Ritter Hotéis está localizado logo em frente ao Guaíba.

Brique da Redenção
3,8 km      9 min

Av. José Bonifácio

O Brique da Redenção é um passeio imperdível para conhecer a cultura dos Porto Alegrenses. A feira semanal a céu aberto acontece todos os domingos no canteiro central da avenida José Bonifácio, em frente ao tradicional Parque Farroupilha - conhecido também como Redenção - ponto de encontro para o chimarrão no domingo.

O Brique se estende desde a Avenida Osvaldo Aranha até a Avenida João Pessoa, com espaços iguais para 300 expositores distribuídos em quatro setores por atividade produtiva, sendo artesanato – 180 expositores, artistas plásticos –  40 expositores, antiquários – 70 expositores e 10 espaços para alimentos.

Theatro São Pedro
4,2 km      9 - 14 min

Praça Mal. Deodoro, s/n

O teatro municipal de Porto Alegre, o Theatro São Pedro, é um ícone arquitetônico. 

Localizada no Centro Histórico, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país, sendo o prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984.

Além da programação teatral e de shows sempre concorrida, a casa oferece ótimos espaços como o Café do Theatro.

Usina do Gasômetro
3,0 km      6 min

Av. Presidente João Goulart, 551

O Centro Cultural Usina do Gasômetro está localizado à beira do Guaíba, e com 18 mil m² de área, três auditórios, cinco salas de uso múltiplo, anfiteatros para vídeo e atividades diversas.

O local dispõe de três espaços abertos para exposições, as galerias Iberê Camargo, Lunara e dos Arcos, sala de cinema (com 156 lugares) e área do Teatro Elis Regina (com 300 lugares). Além disso, conta também com um espaço multimídia, e com a famosa chaminé de 117 metros, que é referência geográfica e arquitetônica.

A Usina do Gasômetro é um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr do sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Oferece ainda uma praça de variedades com dois cafés, choperia, centro de informações turísticas, núcleo de documentação com biblioteca e acesso gratuito à internet.

Casa de Cultura Mario Quintana
2,6 km      6 min

Rua dos Andradas, 736

A Casa de Cultura Mario Quintana ocupa o prédio do antigo e chique Hotel Majestic, restaurado em 1990 e tombado como patrimônio histórico do Estado em 1982. O nome faz justa homenagem a um dos mais importantes poetas brasileiros, Mario Quintana, que fez de um dos quartos do hotel sua residência por quase 15 anos.

O centro cultural é um dos mais completos da América Latina. Além das salas de teatros e salas para apresentações artísticas, a casa possui também um café no  7º andar, lugar imperdível para o pôr-do-sol.

Parque Farroupilha - Redenção
2,6 km      6 min

Av. João Pessoa, s/n

O Parque Farroupilha, popularmente chamado de Parque da Redenção, é um dos principais parques da capital gaúcha.

Além de ser um pulmão verde no movimentado bairro Bom Fim, próximo ao centro, a Redenção é patrimônio histórico, natural, paisagístico e cultural da capital e tem a cara e a alma de Porto Alegre.

É o mais tradicional ponto de lazer e convivência dos porto-alegrenses é um dos locais preferidos para manifestações culturais de rua. Nos finais de semana, mais de 70 mil pessoas passeiam por seus 37 hectares repletos de monumentos, recantos e jardins temáticos, um grande lago, parque de diversões infantis, canchas de futebol e de bocha e pista de atletismo. 

Aos domingos, recebe o Brique da Redenção.

Parque Moinhos de Vento - Parcão
4,4 km      10 - 14 min

Rua 24 de Outubro, s/n

Localizado no Bairro Moinhos de Vento, o Parque Moinhos de Vento contornado pelas ruas 24 de Outubro, Mostardeiro e Tv. Comendador Caminha e cortado pela Av. Goethe.

A área de 11,5 hectares, que foi a praça de corrida mais frequentada no antigo hipódromo da capital, é mais conhecida como Parcão. Cortado pela Avenida Goethe, o parque tem ambientes distintos, ambos sempre muito frequentados desde as primeiras horas da manhã e no final da tarde para caminhadas, corridas leves e pedaladas.

No lado Norte, o Parcão conta com boa infraestrutura esportiva, como quadras de tênis, cancha de bocha, pistas de patinação e de atletismo, quadras polivalentes e campo de futebol. No lado Sul, predominam amplas áreas de passeio, playground e o lago artificial povoado por tartarugas, gansos, marrecos e peixes que cerca a réplica de um moinho açoriano, ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade. Para o público infantil, há equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.

Fim de semana no Parcão é sinônimo de muita gente bonita, rodas de chimarrão nos gramados e descontração, embalada também pelos bares e cafés das ruas que contornam o parque e que oferecem boas opções de sucos e lanches.

Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS
7,8 km      12 - 18 min

Av. Ipiranga, 6681

Um verdadeiro parque temático que estimula a curiosidade científica e os sentidos de adultos e crianças. Assim é o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica, uma das mais conceituadas universidades do país.

São três andares de pura interatividade em mais de 800 experimentos científicos e tecnológicos distribuídos em uma área de 17,5 mil metros quadrados. Interagir, mexer, experimentar, tocar, ouvir, sentir é a palavra de ordem no MTC, onde uma bicicleta simula a geração de energia, no Giroscópio Humano a falta de gravidade é total e nos 30 aquários marinhos a sensação é de estar dentro do oceano. O museu é referência na América Latina.

Fundação Iberê Camargo
8,8 km      12 min

Av. Padre Cacique, 2000

Os conceitos arrojados do premiado arquiteto português Álvaro Siza estão no prédio do Museu da Fundação Iberê Camargo, que transformou Porto Alegre em um pólo irradiador da arte moderna e contemporânea.

A grande construção de concreto branco aparente com mais de 8 mil metros quadrados compõe um quadro harmonioso com o Lago Guaíba, e é uma atração por si só. O projeto de Siza recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza e é um referencial arquitetônico também por agregar conceitos ambientais. Está localizado em área cercada de mata nativa, de frente para as águas do lago, na Zona Sul da cidade.

A fundação foi inaugurada em maio de 2008 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do grande pintor brasileiro do século XX. Este acervo é composto de mais de quatro mil obras de Iberê Camargo entre pinturas, gravuras, desenhos, guaches e diversos estudos. A produção artística contemporânea é apresentada em mostras temporárias, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos realizados a cada ano. 

Catedral Metropolitana
3,8 km      9 - 14 min

Rua Duque de Caxias,1047

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre fica no coração da capital gaúcha.

Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus está intimamente relacionada com a origem da cidade de Porto Alegre. Começou por volta de 1753, quando foi erguida uma capela modesta de pau-a-pique junto à Rua da Praia para que os casais açorianos, primeiros colonizadores, tivessem atendimento espiritual.

Com a transferência da capital do Estado, que mudou de Viamão para Porto Alegre, tornou-se evidente a necessidade da construção de uma igreja com dimensões correspondentes à nova situação de Porto Alegre. Pelos anos de 1793, a nova igreja de uma só nave e sem torres, dominava no alto da colina sobre o casario branco da vila de Porto Alegre. A atual Catedral Metropolitana começou a ser erguida em 1921 e foi concluída somente em 1986.

Praça da Alfândega
2,9 km      8 - 12 min

Praça da Alfândega, s/n

A Praça da Alfândega é uma das praças mais famosas da cidade e de grande valor histórico. Atualmente a praça recebe, de segunda a sábado, a Feira da Alfândega, com artigos em couro, metal, vidro e lã. Nos meses de outrubro e novembro, dá lugar à maior Feira do Livro a céu aberto da América Latina.

Construída no fim do século 18, foi um dos primeiros sítios de ocupação dos açorianos que iniciaram a fundação da cidade


Praça Marechal Deodoro - da Matriz
3,8 km      8 - 14 min

Praça Marechal Deodoro

A Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça da Matriz, é um ponto importante de Porto Alegre. 

Situada na parte alta do Centro Histórico, é também chamada de Praça dos Poderes porque no seu entorno estão o Palácio Piratini, sede do governo do estado, a Assembleia Legislativa, o Palácio da Justiça e a Catedral metropolitana. No final da escadaria que conduz ao centro da praça está o monumento ao político e líder positivista Júlio de Castilhos, que se destaca pela sua imponência.

Ao redor da Praça da Matriz estão ainda importantes espaços culturais e turísticos da capital: o Theatro São Pedro, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar dos Câmara, o Memorial do Ministério Público e o Memorial do Judiciário do RS.

Santander Cultural
1,9 km      4 - 6 min

Rua Sete de Setembro, 1028

Instalado na Praça da Alfândega, coração da capital gaúcha, o Santander Cultural é um dos mais completos e modernos espaços culturais da capital gaúcha e referência no país. Em seus três andares acontecem exposições temporárias de arte contemporânea nacionais e internacionais, shows de música popular, sessões de cinema e mostras de arte. A  cada dois anos, também tem servido de espaço para exposições e instalações da Bienal do Mercosul.

Jardim Botânico
7,5 km      12 - 20 min

Rua Dr. Salvador França, 1427

O jardim botânico de Porto Alegre é considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil pela diversidade de sua coleção e pela organização do acervo, formado por coleções científicas e os mais de 800 exemplares de 1.500 espécies do arboreto. Este reduto natural inaugurado em 1958 ocupa 41 hectares abertos à visitação.

Há também o Museu de Ciências Naturais, um dos centros de pesquisa de biodiversidade mais importantes do país onde estão 432 mil exemplares de animais e plantas do patrimônio natural brasileiro e especialmente do Estado. Outro atrativo é o Viveiro do Jardim Botânico, que comercializa mudas de mais de 120 espécies arbóreas nativas, ornamentais e medicinais.

Rua Gonçalo de Carvalho
1,0 km      14 min

Rua Gonçalo de Carvalho

Rua Gonçalo de Carvalho é uma rua localizada no bairro Independência da cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Ladeada de árvores do gênerotipuana, tornou-se conhecida internacionalmente após uma campanha por sua preservação, que se espalhou pela internet e levou a via a ser apelidada de "a rua mais bonita do mundo" e a ser considerada "patrimônio ambiental" pela prefeitura.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS
2,4 km      5 - 7 min

Praça da Alfândega, s/n

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS é uma das mais importantes instituições culturais do Estado. Seu acervo conta com mais de 3.660 obras de arte, que vão da primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital, design, entre outros. A coleção do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras estrangeiras, da qual conta com nomes significativos da arte mundial.


Instituto Ling
8,3 km      12 - 20 min

Rua João Caetano, 440

O Instituto Ling é um centro cultural contemporâneo, com programações culturais, exposições e espaços multiusos. Confira a programação.

Solar dos Câmara
3,6 km      9 - 12 min

Rua Duque de Caxias, 968

Construído entre 1818 e 1824, o Solar dos Câmara é um marco da paisagem porto-alegrense. A casa foi habitada por descendentes da família Câmara até 1975, mas antes disso, em 1963, foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN pelo seu valor e por ser o remanescente mais antigo de arquitetura residencial do século XVIII em Porto Alegre.

Adquirido pela Assembléia legislativa do Estado em 1981, e prédio foi totalmente restaurado para servir como centro cultural e arquivo de documentação e pesquisa sobre política no Estado.

No local, funcionam uma biblioteca especializada em Direito (montada em uma antiga senzala) e a sala de exposições (onde ficava o estábulo). O espaço é famoso por atrações como exposições, saraus e palestras.


Hidráulica Moinhos de Vento
3,2 km      7 - 12 min

Rua 24 de outubro, 200

Um excelente local para tomar um chimarrão ou fazer um piquenique!

No final do século XIX a antiga Hydráulica Guaybense instalou reservatórios de água no Moinhos. Na época, a água era coletada no Lago Guaíba e distribuída sem tratamento. Em 1904, o local foi adquirido pela Prefeitura para modernizar o abastecimento na cidade. A Hidráulica oferecia excelentes condições técnicas para o tratamento da água, bem como um belíssimo projeto arquitetônico assinado por Cristinao de La Paix Gelbert e edificado por Theo Wiedersphan. O prédio e os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes, de Paris, ainda hoje são um ótimo cenário para passear, descansar nos bancos dispostos ao ar livre e apreciar a paisagem, como era costume na cidade desde a inauguração da hidráulica, em 1928.

Chalé da Praça XV
1,5 km      4 - 6 min

Praça XV de Novembro, s/n

Um espaço afetivo na vida de Porto Alegre. É assim que o escritor gaúcho Moacyr Scliar, que era frequentador da casa desde o tempo dos bondes, definiu o charmoso Chalé da Praça XV, localizado em frente ao Mercado Público, na antiga Praça do Paraíso. Ponto de grande importância para a cidade no século passado, é um dos mais tradicionais bar chopp restaurantes de Porto Alegre.

A história do lugar começou em 1874, com a construção um chalé de madeira autorizado a vender bebidas e sorvetes.

O estilo bávaro e os traços art-noveau na decoração dão charme especial ao local, onde hoje funciona o Boccato, restaurante especializado em culinária regional e internacional com capacidade para 310 pessoas, incluindo a área ao ar livre.

Parque Marinha do Brasil
4,9 km      9 - 14 min

Av. Borges de Medeiros, 2035

Localizado em uma área aterrada e totalmente urbanizada junto à orla do Lago Guaíba, o Marinha do Brasil foi criado em 1978 e faz uma perfeita integração da cidade com seu mais importante recurso natural e paisagístico. É um parque essencialmente esportivo.

Cerca de 11 hectares estão reservados para bosques e gramados convidativos para o relaxamento e a contemplação, como o Recanto da Saudade, de onde se tem uma vista privilegiada do famoso por-do-sol do Guaíba, e o Recanto Solar, reservado para banhos de sol. O parque é servido por três áreas de estacionamento.

Travessa dos Venezianos
4,4 km      8 - 14 min

Travessa dos Venezianos

A Travessa dos Venezianos é uma ruela de Porto Alegre. Está localizada no bairro da Cidade Baixa, entre as ruas Lopo Gonçalves e Joaquim Nabuco, onde existe uma série de dezessete casas populares tombadas pelo município.

Até a metade do século XIX e o fim da Guerra dos Farrapos, esta região da Cidade Baixa era um subúrbio com aspectos de zona rural, à mercê de constantes enchentes provocadas pelo arroio Dilúvio. A região era conhecida também como zona de refúgio de escravos. Sua evolução se fez a partir da instalação de uma olarianas imediações. Cronistas da época citam como aspectos pitorescos o carnaval que movimentava as ruas do bairro, sendo que um dos blocos mais conhecidos era o Bloco dos Venezianos.

As construções datam do início do século XX, e mostram uma arquitetura muito simples, com fachada resumida a um esquema de porta e uma ou duas janelas, com pé-direito alto e uma platibanda elementar acima, sendo pegadas umas às outras em fileira. Seu valor histórico reside em constituírem um grupo intacto de habitações populares típicas de muitas cidades brasileiras. Em Porto Alegre, o grupo preservado ali é remanescente de uma área onde este tipo de construção era generalizado.


Igreja Nossa Senhora das Dores
2,5 km      5 - 7 min

Rua dos Andradas, 597

A Igreja Nossa Senhora das Dores , que já foi considerado o mais importante prédio histórico da cidade, é a mais antiga da cidade. Começou a ser construída em 1807 e demorou 97 anos para ser concluída. Na fachada, o estilo alemão se confunde com o barroco português, prova da evolução de diferentes tendências arquitetônicas na cidade.

O maior destaque da igreja é a sua longa e imponente escadaria. Pelo seu valor artístico e arquitetônico, foi tombada e declarada patrimônio histórico e artístico nacional em 1938, sendo a única igreja de Porto Alegre tombada em nível nacional, sob fiscalização do IPHAN.


Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
11,7 km      18 - 26 min

Rua Santuário, 400

Nossa Senhora Mãe de Deus é a padroeira de Porto Alegre, e recebeu um lugar privilegiado para ser cultuada. O templo do Santuário Mãe de Deus fica no alto do Morro da Pedra Redonda, ponto na Zona Sul de onde se tem uma vista de quase 360° da cidade, dos morros, enseadas, ilhas e do Lago Guaíba até o Farol de Itapuã, no início da Laguna dos Patos.

Tendo em vista a localização, a construção de 700 metros quadrados, concluída em 2000, foi projetada para resistir a ventos de até 200 km/h. Na estrutura foram empregadas 93 toneladas de ferro e 5 toneladas de vidro de 10mm de espessura, que além da firmeza conferem leveza e transparência ao prédio, de linhas arrojadas, definidas principalmente pelo grande telhado em duas águas que organiza todo o conjunto e se estende até o nível do solo. As laterais exibem vitrais e no altar estão imagens sacras de 80 kg, esculpidas na Itália, em madeira maciça de tília.

O complexo do Santuário compreende um campanário independente e instalações sanitárias para o público que comparece nas ocasiões festivas e romarias. Para esses eventos foi instalado um altar ao ar livre, na esplanada defronte ao templo.


Biblioteca Pública do Estado
2,7 km      7 - 10 min

Rua Riachuelo, 1190

Inaugurada nas comemorações do centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922, a Biblioteca possui um rico projeto arquitetônico. Na fachada, encontram-se bustos dos maiores pensadores positivistas, sendo um dos únicos monumentos do gênero no mundo. Os salões da biblioteca foram construídos em estilos diferenciados, como rococó, egípcio, gótico e florentino.

O acervo bibliográfico é referência no Brasil, com mais de três mil volumes. A Biblioteca Pública oferece um setor de publicações em braille, para portadores de deficiência visual. Visitas são organizadas mediante agendamento.